segunda-feira, 30 de maio de 2011

OS REPTEIS

Os répteis (latim científico: Reptilia) constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), esta característica permitiu que os répteis ficassem independentes da água para reprodução. Os répteis atuais são representados por quatro ordens:

Características

 imagens:
  


                               

segunda-feira, 23 de maio de 2011

AS AVES

                                                                        AVES

As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.

As aves podem ser encontradas em todos os continentes e, atualmente, já foram descritas cerca de 12.000 espécies. Entre as espécies desse grupo há uma grande variedade de formas, tamanhos e hábitos. Existem desde espécies com poucos centímetros de altura até espécies como o avestruz, que pode atingir mais de dois metros de altura.

Embora a maioria das aves esteja adaptada ao vôo, existem algumas exceções. O pingüim, por exemplo, não voa, mas pode nadar e mergulhar. Já o avestruz pode caminhar e correr.
                            ADAPTAÇOES AO VOO

No seu caminho evolutivo, as aves adquiriram várias características essenciais que permitiram o voo ao animal. Entre estas podemos citar:
  1. Endotermia
  2. Desenvolvimento das penas
  3. Desenvolvimento de ossos pneumatizados
  4. Perda, atrofia ou fusão de ossos e órgãos
  5. Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos
  6. Postura de ovos
  7. Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas
  8. Ausência de bexiga urinária
  9. Ausência de dentes
  10. Corpo leve e aerodinâmico

Digestão e excreção

A ausência de dentes impede que as aves triturem o alimento na boca, antes de engolir. Esta função é assumida pela moela, uma região do estômago cujas paredes são dotadas de músculos fortes. Na moela os alimentos são triturados e esmagados, ou seja, é realizada a digestão mecânica. Algumas espécies armazenam pedrinhas na moela, que aumentam o atrito e auxiliam na trituração do alimento.

Muitas espécies possuem um papo. O papo corresponde a uma dilatação da porção posterior do esôfago e serve para armazenar, temporariamente, o alimento coletado. Quando estão com filhotes, as aves podem armazenar alimento no papo para transportá-lo até o ninho e alimentar a prole.

As aves, assim como a maioria dos répteis, excretam ácido úrico, uma substância nitrogenada que é insolúvel em água. As excretas são eliminadas na forma de uma pasta branca junto com as fezes, que possuem coloração escura.

Reprodução

A reprodução da ave é interna. Enquanto a fêmea geralmente tem um único ovário, situado no lado esquerdo, onde produz óvulos, o macho sempre possui dois testículos e libera espermatozóides. Ocorrência de dois ovários entre as aves são raras e, nestes casos, apenas um deles é funcional (por exemplo, no quivi).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

os mamiferos

OS MAMÍFEROS
Os mamíferos constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos. São animais endotérmicos, (ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como "animais de sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras). Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1 200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5 558 espécies de mamíferos.


Digestão
O sistema digestório dos mamíferos é formado por um longo tubo que vai da boca ao ânus.

Vários órgãos e glândulas produzem sucos digestivos que vão "quebrando" as substâncias nutritivas dos alimentos (proteínas, gorduras, açucares) até que fiquem em "pedaços" tão pequenos que o intestino consiga absorvê-los. Os restos - que não são digeridos ou aproveitados - são eliminados pelo ânus sob a forma de fezes.
Alguns herbívoros como o boi, a cabra, o carneiro e a girafa são mamíferos ruminantes. Assim como os demais mamíferos, não conseguem digerir a celulose, tipo de açúcar presente nas plantas. Porém, no estômago dos ruminantes há microorganismos (bactérias e protozoários) que fazem a digestão da celulose.

Respiração
Manter o corpo quente quando o ambiente resfria, por exemplo, requer energia. A energia para a homeotermia e para as atividades em geral dos mamíferos depende da respiração e da circulação. Em outras palavras a obtenção de energia depende da captação de oxigênio e do seu transporte pelo corpo, assim como os nutrientes, pelo sangue. Os mamíferos obtêm do ar o oxigênio necessário para os processos energéticos do seu corpo. Todos os mamíferos são seres pulmonados, isto é, o ar entra pelas vias respiratórias até os pulmões, que absorvem o oxigênio. Até mesmo os mamíferos aquáticos têm pulmões, eles precisam vir à superfície para respirar.
Apresentam músculos localizados entre as costelas, que atuam nos movimentos respiratórios, e outro denominado diafragma.
Circulação
Assim como o coração das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. A eficiência na circulação do sangue favorece a homeotermia corporal.
Tal como as aves, os mamíferos são endotérmicos ou homeotérmicos, o que lhes permite permanecer ativos mesmo a temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Este fato justifica a sua larga distribuição em todos os tipos de habitats, mais vasta que qualquer outro animal (exceto as aves).
Reprodução
Em muitos grupos de mamíferos, há rituais de "namoro" antes do acasalamento. Há fecundação interna, o macho coloca o esperma (que contém os espermatozóides) dentro do corpo da fêmea, onde ocorre o encontro dos gametas. Esses seres chamados vivíparos têm filhotes que nascem após serem gerados no útero da mãe.
Imagens de mamiferos:


terça-feira, 10 de maio de 2011

Peixes

Vivem em água doce e salgada,um dos maiores peixes são a baleia branca e o tubarão,estes dois animais só vivem em oceanos e mares,.
Eles são Pecilotérmicos,respiram por brânquias também conhecidas como guelras.
Uma característica importante dos peixes é que são muito Fofos

                                                                 

As bacterias

Como sao as bacterias :As bacterias sao unicelulares e seu material genetico (DNA)não seta separado do citoplasma por uma membrana ,como nas celulas de animais e plantas .portanto,ao contrario dessas celulas as  bacterias não possuem núcleo, dizemos que as bacterias são procariontes ou procariotos .


A ciências

                                                                              Mamiferos
              Animais com glandulas mamárias
 Quando alguem fala isso ninguem sabe direito o que se refere , glandulas mamarias são glandulas pela qual sua função primordial é produzir leite para nutrir o recem-nascido.
Suas caracteristicas principais são ter as glandulas mamarias que ja falamos e ter pelos
Os mamiferos surgiram há 65 milhoes de anos atras.
Habitat
os mamiferos sao animais que moram nos lugares mais variados do planeta alguns nas regioes tropicais aos polos e desde os mares ate os desertos mais secos ,as florestas mais densas. Dominam lugares terrestres a lugares aquaticos e até mesmo aéreos
imagens:

MAMÍFEROS, Leãoterrestre



aquaticos


aéreo

                 FIM

Anfíbios

ANFÍBIOS-TODOS SÃO VERTEBRADOS.CONCEGUEM RESPIRAR FORA E DENTRO DA ÁGUA.
   OS ANFÍBIOS SÃO CANÍVOROS ELES SE ALIMENTAM DE ANIMAIS INVERTEBRADOS.
    A MAIORIA DOS ANFÍBIOS  VIVE NA ÁGUA MÁS EXISTE ALGUNS QUE SÃO TERRESTRES.

Repteis

A pele dos repteis é grossa, seca (sem glandulas mucosas) e impermeável,pois aprsenta uma camada de células ricas em queratina.
 Em vez da pele fina com glandulas produtoras de muco,como nos anfibios a pele dos repteis e recoberta de escamas serpentes e largatos de placas (jacares e crocodilos) ou de carapassas (tartarugas e cágados).Todas essas estruturas são impermeabilizados
 pela queratina.


Iguana.
Iguana


Feminino e tartaruga macho
Tartarugas

Mamiferos

                                Mamíferos
Os mamíferos são os animais que amamentãom seus filhotes.

Os mamíferos são animais de movimento rapidos e  capazes

de se adaptarem a diferentes ambientes .Uma caracteristica

e a capacidade de gerar seus filhotes dentro do ultero.

A maioria dos mamiferos possuem pelos ,esqueleto osseo e 
musculos.

O morcego e a unica ave mamifera com habitos noturno.

O morcego,a baleia e o homem que pertecem a ordens distintas ,
sao bastantes diferentes e sao mamiferos.
                                                             Coala
Peixe-Boi
Canguru
                                                           

AVES

As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.

As aves podem ser encontradas em todos os continentes e, atualmente, já foram descritas cerca de 12.000 espécies. Entre as espécies desse grupo há uma grande variedade de formas, tamanhos e hábitos. Existem desde espécies com poucos centímetros de altura até espécies como o avestruz, que pode atingir mais de dois metros de altura.

Embora a maioria das aves esteja adaptada ao vôo, existem algumas exceções. O pingüim, por exemplo, não voa, mas pode nadar e mergulhar. Já o avestruz pode caminhar e correr.

As aves surgiram durante a Era Mesozóica, cerca de 150 milhões de anos atrás. Acredita-se que elas evoluíram a partir de répteis bípedes, próximos aos dinossauros. O registro mais antigo de uma ave é o fóssil da espécieArchaeopteryx lithografica. Embora o Archaeopteryx possuísse penas, ele também apresentava outras características, como uma longa cauda e ossos compactos, mais semelhantes aos répteis do que às aves atuais.

Eagle

Abelharuco em uma vara
 

mamiferos

Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados.Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos (com raras exceções) apresentam o corpo coberto de pêlos e têm temperatura interna constante.


Os cuidados com a prole são os mais desenvolvidos do reino animal e atingem o seu clímax com a espécie humana. São, ainda, extremamente adaptáveis, modificando o seu comportamento de acordo com as condições do meio. Alguns grupos, principalmente primatas, formam sociedades muito complexas.

bondes da cienciencias

em meados do seculo xvii, vivia na holanda um comerciante de tecidos que dedicava boa parte de seu tempo ao estado da natureza. tinha notavel habilidade para polar lentes. seu nome era Anton vam beuwenhook (pronuncia-se"leuenruk') O sangue rico em oxigenio esta completamente separado do rico em gas carbonigo.

CIENCIA EM SHOW

OLA TD BEM? SOMOS NOVOS NO BLOGGER NOSSA TURMA RESOLVEU FAZER UM BLOGGER DA CIECIA E O NOME DELE E BONDE DA CIENCIA E HOJE VAM>OS FALAR SOBRE OS ANIMAIS MAMIFEROS PRIMEIRO AS IMAGENS


PRIMEIRO VAMOS FALAR DAS CARACTERISTICAS DOS MAMIFEROS


Introdução

Dentro da classificação dos animais vertebrados, os mamíferos são os mais importantes. As fêmeas desta espécie possuem glândulas mamárias que secretam leite, alimento indispensável aos mamíferos da mais tenra idade.

Informações sobre os mamíferos

A maioria dos mamíferos possui pêlos, alguns possuem o corpo parcialmente coberto,enquanto que outros possuem pêlos por todo o corpo.

Objetivamente podemos dizer que seu coração possui as seguintes características: quatro câmaras, artéria aorta curvada para a esquerda e diafragma que separa as cavidades do peito do abdômen.

O sangue dos mamíferos mantém-se sempre aquecido, ou seja, esta espécie possui uma temperatura corporal que independente da temperatura do meio externo.

O grupo dos animais mamíferos é bastante vasto, fazem parte deste grupo os Marsupiais (exemplos: gambá, cangurú e coala), espécies na qual ocorre o desenvolvimento da cria principalmente na parte externa do corpo da fêmea, dentro de uma bolsa chamada marsúpio.

Também se incluem neste grupo animais carnívoros terrestres como, por exemplo, gato, cachorro e urso, assim como animais aquáticos como foca, leão marinho e morsa.

Há ainda outros mamíferos aquáticos como as baleias, os golfinhos, que fazem parte da ordem cetácea (animais marinhos pertencentes à classe dos mamíferos), peixes-boi, dugongos, que são os menores membros da ordem Sirenia (ordem de mamíferos marinhos).

Os elefantes (da ordem proboscídea) são mamíferos placentários, que se caracterizam pela presença de um nariz desenvolvido em forma de tromba; os morcegos, que são os únicos animais mamíferos (ordem Chiroptera) capazes de voar, representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo.

Há ainda outros mamíferos pertencentes a outras diferentes ordens como a preguiça, o tatu e o tamanduá (ordem Edentata); o castor, a marmota, o porco espinho e o esquilo (ordem Rodentia).

Há dois grupos de animais mamíferos de casco, sendo eles a maior parte dos membros da ordem dos Perissodactyla (grupo de mamíferos terrestres ungulados com um número ímpar de dedos nas patas, que inclui os cavalos, os tapires e os rinocerontes) e a ordem Artiodactyla (os artiodátilos formam uma ordem de animais mamíferos ungulados com um número par de dedos nas patas, é um grupo muito variado, com cerca de 220 espécies descritas, que incluem muitos animais com grande importância econômica para o homem, como o boi, a cabra, o camelo, o hipopótamo, o porco, etc.).

Os Humanos também pertencem ao grupo dos animais mamíferos (ordem dos Primatas) e os macacos também seguem esta mesma ordem.

Classificação científica dos mamíferos:

Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia

Curiosidade : a baleia azul (Balaenoptera musculus) é o maior mamífero do mundo. Seu comprimento é de aproximadamente 30 metros e seu peso pode chegar a 140 tonedas.
OS Animmais tem caracteristicas semelhantes :
Tem glandulasc mamarias
Obtem pelos
E sao classificados em carnivoros e herbivaros
Outra caracteristica que sao hemeotermicos ( à custa do calor liberado no interior do organismo )

O proprío homem e um mamifero,
A ordem de mamiferos sao Prototerios
monotremados
metaterios
marsupos
euterios

Golfinho-pintado-do-atlântico

Os golfinhos da costa brasileira são protegidos por lei e sua pesca está proibida. Recentemente o litoral passou a ser considerado santuário ecológico para golfinhos e baleias. Mas são nos acidentes com barcos ou quando presos em redes de pesca que eles acabam sucumbindo e sendo mortos pelo homem - seu inimigo natural, além dos tubarões. Os golfinhos também sofrem com a poluição da costa, especialmente com vazamentos de petróleo.
Golfinho-pintado-do-atlântico

seres vivos

Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza.

Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar.

Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos.

A esse processo chama-se a função reprodutora.
As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas.
Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros geram-se na barriga das suas mães.

Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.

Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o facto de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto.

Há plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. Mas todas se alimentam pela raiz, por onde extraem a seiva da terra, ou seja, o alimento de que necessitam.

A água e o oxigénio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.

As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigénio para purificar o ar. A produção do oxigénio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigénio na sua respiração.